terça-feira, 7 de junho de 2011

DIFICULDADES EM MATEMÁTICA

Ao receber um bilhete resolvi escrever esta postagem.

Crianças com dificuldade na aprendizagem de matemática têm um bom nível intelectual e não lhes falta inteligência, é o que afirma a professora Beatriz Vargas Dorneles da UFRGS (bvdornele@terra.com.br), o que falta são instrumentos claros para a avaliação precoce e uma melhor compreensão de todos os processos envolvidos na aquisição dos diferentes conteúdos matemáticos.

Há um conjunto de trabalhos que mostram, o que acredito, que o ensino efetivo da matemática só é possível com a compreensão do significado dos conteúdos matemáticos pelas crianças e pelos adolescentes. No entanto, esse significado pode não ser imediato e adquirir sentido apenas mais adiante quando unido a outro conteúdo.

A ideia é que existem muitas formas diferentes de ensinar um mesmo conteúdo e que não se sabe exatamente qual delas funciona melhor para os alunos ou, pelo menos, para uma parte deles.

Se algumas formas de ensinar funcionam para alguns, quais as formas que funcionam para os outros e por que razões? Todas estas são questões que permanecem sem resposta.

"A ideia de que só existe uma maneira de ensinar e só uma forma de avaliar é um preconceito" (Howard Gardner)

Nenhum comentário:

Postar um comentário